Pacotes

  • Love Paradise

    Morro de São Paulo

     

    Um vilarejo sem carros, uma ilha sem bancos, noite agitada e praias paradisíacas. Isso é o que você vai encontrar em Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, a apenas 60 quilômetros ao sul de Salvador, Bahia. O acesso á ilha é feito através do mar, uma viagem de duas horas a bordo de uma lancha catamarã ou o taxi-aéreo, um aviãozinho para umas seis pessoas. As praias são numeradas: a Primeira, pertinho da vila, é mais freqüentada pelos moradores. A Segunda é pura badalação. Gente jogando capoeira, frescobol e futebol de dia, e a festa rolando solta a noite toda. Da Terceira Praia saem passeios de barco para as ilhas vizinhas e a Gamboa, e a Quarta Praia é muito tranqüila. Depois vem os paraísos ecológicos: a Praia do Encanto, Garapuá, e a ilha vizinha, Boipeba. 

     

     

    Um vilarejo sem carros, uma ilha sem bancos, noite agitada e praias paradisíacas. Isso é o que você vai encontrar em Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, a apenas 60 quilômetros ao sul de Salvador, Bahia. O acesso á ilha é feito através do mar, uma viagem de duas horas a bordo de uma lancha catamarã ou o taxi-aéreo, um avião de pequeno porte, com capacidade para 06 pessoas. As praias são numeradas: a Primeira, pertinho da vila, é mais freqüentada pelos moradores. A Segunda é pura badalação. Capoeira, frescobol e futebol são os esportes mais praticados durante o dia, á noite, o clima de festa invade a ilha. Da Terceira Praia saem passeios de barco para as ilhas vizinhas e a Gamboa, e a Quarta Praia é muito tranqüila. Depois vem os paraísos ecológicos: a Praia do Encanto, Garapuá, e a ilha vizinha, Boipeba. 

     

     

     

     

     

     

    Mas Morro de São Paulo ainda tem mais a oferecer. Para os que apreciam a cultura e a história, Morro de São Paulo possui alguns monumentos que ajudam a contar partes da história do Brasil, como é o caso do Portaló, que "recepciona" os visitantes na chegada à ilha; o Forte, datado do século XVII; o Farol, que guia os navegadores desde 1855; e a Fonte Grande, que foi importantíssima para o tratamento de água do Brasil colonial. 

     

     


     

     

     

     

     

     

     

    Para os mais aventureiros, a ilha  também é o lugar certo. É em Morro de São Paulo que está a maior tirolesa do Brasil acabando dentro d´água. Além disso, é comum a prática de mergulho em todas as praias da região, preferencialmente próximo aos arrecifes, aonde pode-se facilmente visualizar diferentes tipos de peixes e corais. Ainda no que diz respeito aos esportes, Morro de São Paulo também é um ótimo local para velejar, praticar kitesurf e andar de caiaque.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Saindo de barco da Terceira Praia, é possível conhecer, além da Ilha de Boipeba, Garapuá e Praia do Encanto, as praias de Moreré e Bainema, a Ponta do Curral e a ilha de Cairu. Além destes pontos turísticos, entre os meses de julho e outubro há também o incrível passeio de observação das baleias Jubarte. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Já no final do dia, a melhor pedida é curtir o pôr-do-sol no forte, uma das grandes atrações de Morro de São Paulo, para em seguida aproveitar uma das muitas festas que agitam o vilarejo. Lual na Segunda Praia, danceterias e bares são as opções para quem gosta de agito e badalação, muitas vezes até o amanhecer. E há ainda diversos restaurantes, para os que desejam comer algum prato típico da região e observar o movimento de quem passa. As barracas encontradas ao longo da praia possuem um estilo simples e descontraído, ideal para aqueles que adoram passar o dia na beira do mar. Em algumas delas são servidas deliciosas iguarias locais, como na barraca do seu Cacá, uma famosa figura de Morro de São Paulo.

     

     

     

     

     


    Segunda Praia


    Essa é, sem dúvida, a praia mais badalada de Morro de São Paulo, possuindo restaurantes e bares de diferentes tipos ao longo de seus 400 metros de extensão. Durante o dia, muitos guarda-sóis dão um colorido especial à paisagem e as espreguiçadeiras oferecem ao visitante a oportunidade de aproveitar o sol, contemplando as belezas naturais de Morro de São Paulo. Para os que curtem praticar exercícios físicos, a Segunda Praia oferece redes de vôlei para uso de todos, em qualquer horário do dia, e disponibiliza seu espaço para partidas de futebol, até as 9h da manhã, além de ser um espaço frequentemente utilizado para jogar frescobol e praticar caminhadas e corridas. 

     

     

     

     

     

     

     

     

    À noite, este é o lugar de importantes festas em Morro de São Paulo, que só costumam acabar depois do sol nascer. Às segundas e quintas-feiras é dia de lual, com muita música, dança e caipirinha na areia da praia. E nos restaurantes e bares da orla, além de um cardápio com variadas opções de refeições e petiscos, o som também rola, para todos os gostos. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Ilha da Saudade



    No final da praia fica a Ilha da Saudade, um dos cartões-postais de Morro de São Paulo, que separa a Segunda e a Terceira praia. Esta também é a praia de ocupação mais antiga de Morro de São Paulo, abrigando as primeiras casas de veranistas da ilha, muitas já transformadas em pousadas, e sendo também a "casa" da Rota Tropical.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Terceira Praia


    A praia tem cerca de 800 metros de extensão e fica a 10 minutos da vila de Morro de São Paulo. Ao longo da Terceira Praia, especialmente durante os períodos de maré mais baixa, é comum a prática de corrida e caminhada. Sua primeira metade é um pouco mais agitada, devido às muitas pousadas, e à alguns bares, restaurantes e lojinhas, localizados bem próximos ao mar. Uma grande mureta de pedras facilita o passeio à beira-mar quando a maré está alta, pois permite que os visitantes e nativos de Morro de São Paulo possam cruzar este trecho da Terceira Praia sem molhar os pés.

     

     

     

     

     

     

     

    A segunda metade possui um ar bem mais tranquilo, com poucas construções e bastante mata nativa. Sua faixa de areia, um pouco mais larga, favorece o relaxamento e o banho de sol e de mar. É deste ponto que torna-se mais visível o arrecife do Caitá, uma ilhota de pedra, bem em frente à praia, um dos melhores locais para mergulho em Morro de São Paulo. É da Terceira Praia que saem os principais passeios de lancha partindo de Morro de São Paulo para as ilhas vizinhas e também os caiaques que levam ao arrecife do Caitá.

     

     

     

     

     

     

     

     

     Quarta Praia


    A Quarta Praia é a maior dentre as principais praias de Morro de São Paulo, possuindo quatro quilômetros de extensão, com uma imensa área de mata nativa, que oferece aos frequentadores deliciosas áreas de sombra. Além disso, esta é também uma das praias mais calmas da região, sendo inclusive recomendada para crianças. Em função de suas águas tranquilas, é comum a formação de piscinas naturais com pequena profundidade, muito famosas em Morro de São Paulo e ideais para a prática de mergulho com snorkel, e de Kitesurf, sendo possível o aluguel de equipamentos e a adesão a pacotes de aula para iniciantes. Ainda na Quarta Praia é possível realizar passeios de bicicleta e charrete, e também andar a cavalo. 

     

     

     

     

     

     

     

    É na Quarta Praia que estão os hotéis com maiores áreas de lazer e também os resorts de Morro de São Paulo, mas o movimento dos visitantes concentra-se prioritariamente no início, próximo à Terceira Praia, onde se localizam alguns bares que disponibilizam mesas e cadeiras. O final da Quarta Praia é conhecido como Praia do Encanto.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Gamboa do Morro


    Está situada do lado noroeste da ilha, voltada para o continente, sendo a primeira imagem que os visitantes veem ao chegar à Morro de São Paulo. Uma das mais famosas atrações da praia é a encosta de argila, que segundo os nativos tem ação medicinal no tratamento da pele. Além disso, a Praia da Gamboa possui também um dos povoados mais desenvolvidos de Morro de São Paulo, onde mora grande parte da população da ilha, e em sua extensão de areia encontramos algumas opções de restaurantes com cardápio típico da região. 

     


     

     

     

     

     

     

     

    Também na Praia da Gamboa está localizado o Clube da Vela de Morro de São Paulo, um espaço dedicado ao iatismo, com passeios, cursos e acompanhamento de profissionais. Neste local, tanto velejadores iniciantes, quanto os mais experientes podem alugar equipamentos, e fazer aulas ou passeios a bordo das embarcações. A melhor forma de conhecer a praia da Gamboa, é através de um passeio que parte da vila de Morro de São Paulo, mais precisamente da Terceira Praia, e segue para a Gamboa, visitando também a Ponta do Curral. No caso de maré baixa, é possível ainda ir e voltar a pé.

     

     

     

     

     

     

    Morro de São Paulo é diversão  dia e noite. Venha, e se aventure nesse paraíso!

     

     


     

     

     


    Av. Aratãs, 78 cj 92 - Moema São Paulo-SP

    19 99621-2323

    cecilia@mcdtravel.com.br